Documentário x Telerreportagem

Publicado: junho 21, 2010 em Telejornalismo
Tags:,

As semelhanças e as diferenças entre documentário e telerreportagem são apresentadas no artigo “Documentário x Telerreportagem” do site Tela Brasil. No texto, Henry Grazinoli explica que  a telerreportagem, diferentemente do documentário, apresenta uma forma consagrada. Nela

um repórter, com seu microfone, sai a campo para apurar fatos e fazer entrevistas, sempre acompanhado de um operador de câmera, que registra imagens que possam ilustrar o tema da reportagem. Além de entrevistas, normalmente o repórter grava uma narração, passando informações e contextualizando o acontecimento para o espectador.

A maneira como os dois gêneros lidam com a informação, escreve Grazinoli, também são diferentes.

No caso da telerreportagem, a verdade factual é um elemento muito importante. Não é desejável que o repórter dê sua opinião sobre o fato retratado. (…) Sua função é transmitir a ‘maior verdade possível’, com imparcialidade e distanciamento.

Já no documentário

“a subjetividade do realizador está mais presente. (…) Através dos enquadramentos, da montagem, do som e da edição das entrevistas (caso haja entrevistas no doc), o realizador vai oferecer ao espectador sua maneira particular de olhar o tema.

No entanto, Grazinoli faz uma ressalva: na criação de obras audiovisuais as regras existem para serem quebradas. Ele diz que essas definições não devem ser tomadas como verdades absolutas, pois sempre existe a possibilidade de inventar algo novo. Para isso, é necessário compreender muito bem cada formato.

Deixe um comentário